MEMÓRIA BIOGRÁFICA DO POETA GONÇALO FERREIRA DA SILVA

Filho de Osório Ferreira da Silva e Francisca Gomes da Silva, Gonçalo Ferreira da Silva nasceu na cidade cearense de Ipu, no dia 20 de dezembro de 1937.

Autor de extensa obra em literatura de cordel, alcançando mais de trezentos opúsculos, manifestada em riquíssima temática e iluminada por um vocabulário precioso e abundante.

Gonçalo Ferreira da Silva incursiona por importantes áreas do conhecimento humano proferindo palestras e conferências, transmitindo conhecimentos canalizados ao longo de mais de meio século no universo das letras.

Muitos dos seus trabalhos já foram vertidos para idiomas importantes como o francês, inglês, alemão, espanhol, japonês, italiano e hebraico.

No dia 26 de setembro de 2011, foi convidado pela Biblioteca do Congresso Americano através do Consulado dos Estados Unidos do Rio de Janeiro, para abertura do simpósio A LITERATURA DE CORDEL HOJE. Ali fez brilhante discurso sendo amplamente aplaudido.

Deu entrevista para a Rádio e TV locais e participou da mesa de debates, onde fez ampla atualização da Literatura de Cordel do Brasil.

Na ocasião, lançou a Coleção Ciência e Versos de Cordel, despertando muito interesse e admiração. Entre os convidados, ao referir o lançamento, estavam o Embaixador do Brasil em Washington e o Presidente da Biblioteca do Congresso Americano, entre inúmeros personagens ilustres.

A repercussão foi tamanha que na volta ao Brasil foi convidado para apresentar a referida Coleção em vários Institutos e Departamentos de Física do nosso País.

Em fevereiro do ano seguinte, foi convidado pela Embaixada do Brasil em São Tomé e Príncipe para fazer amplo trabalho de divulgação da Literatura de Cordel naquele país. Culminou com importante palestra no Auditório da Embaixada no Brasil.

Gonçalo Ferreira da Silva é membro/fundador e presidente da ABLC, Academia Brasileira de Literatura de Cordel, fundada em sete de setembro de 1988, com sede no histórico bairro de Santa Teresa, no Rio de Janeiro.

(Autobiografia elaborada em fevereiro de 2021)

Texto em formato PDF, 23Kb, 2 páginas.